Sou fumante! Isso prejudica a minha coluna? Fumar é, sem dúvida, um dos maiores inimigos de uma coluna saudável. Estudos […]
A dor de cabeça pode ter diversas causas, incluindo aquelas associadas à coluna cervical, condição conhecida como cefaleia cervicogênica.
Pacientes com dor de cabeça relacionada à coluna cervical, geralmente apresentam o sintoma na região frontal (testa) ou occipital (parte posterior da cabeça), podendo ocorrer em apenas um lado ou em ambos.
Também é comum observar essa dor ao redor da região dos olhos, que pode estar associada a sintomas de vertigem, náuseas e zumbido no ouvido.
A cefaleia cervicogênica tende a piorar ao movimentar a cabeça, especialmente em movimentos de rotação.
Essa condição ocorre devido à íntima conexão entre a artéria vertebral, responsável pela irrigação do cérebro e da medula espinhal, e o segmento cervical superior, principalmente entre as vértebras C1 e C2, que são responsáveis por cerca de 70% do movimento de rotação da cabeça.
A artéria vertebral passa por orifícios laterais dessas vértebras sendo envolta por membranas intervertebrais e músculos ao redor do pescoço. Em casos de alteração na mobilidade da coluna cervical superior, há um aumento de tensão nas estruturas que circundam essa artéria, o que eleva a pressão do fluxo sanguíneo para o cérebro, podendo contribuir para o surgimento da dor de cabeça no paciente.
O tratamento fisioterapêutico através da Terapia Manual utilizando técnicas de mobilização e manipulação vertebral, mobilização de tecidos moles (técnicas de relaxamento muscular) e retreinamento muscular (exercícios de ativação muscular) , se mostra eficaz e efetivo, de acordo as evidências científicas, sendo de extrema importância no controle da cefaleia cervicogênica.
Sou fumante! Isso prejudica a minha coluna? Fumar é, sem dúvida, um dos maiores inimigos de uma coluna saudável. Estudos […]
Tenho hérnia de disco lombar! Posso correr? Antigamente, a maioria dos especialistas acreditava que a corrida era uma atividade prejudicial […]
Qual a diferença entre Protrusão x Hérnia Discal? Essa pergunta é uma das mais frequentes feitas pelos pacientes, já que […]