Qual tipo de colchão mais apropriado para quem tem problema na coluna? A característica mais importante de um […]
Essa é uma questão importante, pois visa instruir os pacientes a superar a cinesiofobia (medo do movimento) e a desenvolver uma apreciação pelos exercícios, já que estes são fundamentais para a saúde não apenas da lombar, mas de toda a coluna vertebral e do corpo humano.
Pacientes com hérnia de disco não apenas podem, como devem realizar atividades físicas, sendo recomendados a fazê-las conforme as evidências científicas mais atuais no tratamento da dor na coluna vertebral. O movimento melhora não só a mobilidade da coluna e a nutrição dos discos intervertebrais, mas também promove analgesia (redução da dor) através de efeitos neurofisiológicos, gerando inúmeros benefícios ao paciente.
No entanto, é essencial saber dosar as atividades e os exercícios para potencializar seus efeitos benéficos. Em caso de excesso, os exercícios podem prejudicar, agravando a dor e levando a um retrocesso no quadro clínico do paciente.
O ideal é que o paciente seja orientado por um fisioterapeuta especializado em coluna, que além de prescrever atividades e exercícios adequados, poderá instruir sobre os mecanismos de lesão. Isso é fundamental para o autogerenciamento da dor, ajudando a evitar recorrências de crises e promovendo estabilidade a longo prazo.
Qual tipo de colchão mais apropriado para quem tem problema na coluna? A característica mais importante de um […]
A forma como eu piso tem influência na minha dor lombar? Se nos limitarmos apenas aos aspectos biomecânicos, existem teorias […]
Trabalho muito em frente ao computador, o que posso fazer para prevenir as dores no pescoço? Umas das principais questões […]